Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O emprego para a vida toda é coisa do passado

por Um Gajo Na Merda, em 20.09.18

Já passei por dois processos de desemprego em dez anos de trabalho, e hoje, apesar de ter saudades do meu primeiro emprego, sinto que foi melhor para mim. Mesmo sem ter sido por demérito próprio ou por causa do meu fraco desempenho, muito pelo contrário.

As duas vezes que fiquei desemprego resultaram em processos de aprendizagem de de encaixe psicológico. A ideia de que o emprego para a vida toda já lá vai, e o cargo para a vida toda também já faz parte do passado seguramente há mais de três décadas. 

Hoje, o processo de desemprego deve ser visto como uma nova oportunidade e de novos desafios. Hoje, sei que a geração que estuda actualmente ou que recentemente embarcou no mercado de trabalho já pensa desta forma. A possibilidade de ficar cinquenta anos no mesmo cargo e na mesma empresa já não passa pela cabeça dos ocidentais. 

Bem sei que existem casos particulares de pessoas que não podem abdicar da estabilidade financeira, mas o percurso de vida de cada um neste momento já não diz respeito apenas ao próprio. E nem sempre o desempenho do trabalhador lhe garante o emprego para a vida na empresa X. 

Por isso é que passei a pensar de outra forma, e a encarar um possível regresso ao desemprego como uma nova oportunidade, tanto para ganhar mais financeiramente como para aprender mais a nível pessoal e profissional. Baixar os braços e ficar preso ao passado é que já resulta. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:59



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D