Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O peso das nossas palavras

por Um Gajo Na Merda, em 20.08.18

Há cada vez menos cuidado na forma como as pessoas se exprimem nas redes sociais, blogs ou outros espaços digitais. Já não é segredo para ninguém nem tão pouco incomodativo para as massas a forma como algumas pessoas que até já possuem inúmeros seguidores, se comportam. Claro que, cada um tem a liberdade de agir como quer, ou de se expressar como lhe bem entender, contudo, quando têm a capacidade para mobilizar tanta gente (seguidores), julgo que as próprias pessoas deveriam ter essa consciência. Hoje todos gostamos de ter a voz da razão e de comentar tudo o que vem à tona, mesmo se muitas vezes termos o mínimo do conhecimento ou simplesmente a noção das palavras que utilizamos. Um artigo mal feito, baseado em rumores ou em noticias falsas, pode originar o caos, se for feito por uma pessoa com influência digital. Mas admito que nem sempre pensei dessa forma. 

Tive durante muito tempo a ideia de que cada pessoa deveria simplesmente seguir e dizer o que lhe bem apetecesse, pois essa era a tal liberdade, e não só de expressão. Contudo, visto hoje a liberdade digital se ter tornado algo que se pode descontrolar completamente, sou da opinião que apesar de as pessoas poderem ser livres, deveriam ter consciência primeiro dos seus actos, sobretudo quando são expostos para as massas. 

Aqui não está em causa a presença de um polícia, ou algo do género. Simplesmente o apelo à sensibilização de cada um. As nossas palavras, por mais ou menos menos que sejamos pessoas mediáticas, têm impacto. Podem mudar opiniões e vidas. Pensemos nisso. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:56



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D