Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O que se passa com os lares de idosos em Portugal?

por Um Gajo Na Merda, em 28.08.18

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias de hoje: só este ano, 56 lares de idosos foram encerrados. Seis, foram encerrados com urgência. 

Situações ilegais, falta de recursos humanos, instalações e serviços prestados, estão na origem da maioria do fecho. No ano passado, encerraram 113. Um número inferior este ano, mas mesmo assim, em que país estamos? Em que continente estamos? Em que século estamos? Que pessoas são estas? 

Não consigo perceber o que sentem tanto os que trabalham no dia-a-dia com os utentes, como o que administram os lares. Como é que se deitam sem um absuluto peso na consciência? Com uma dor incrível no peito, só de pensar naquilo que todos os dias fazem, sem o mínimo de rigor, profissionalismo e afinidade, por aqueles que agora não se podem defender, e só procuram alguma dignidade no fim das suas vidas? 

Também não consigo desculpar os familiares que despejam aqueles que os acumpamharam e lhes meteram no mundo. Sei que há excepções à regra, mas não queria complicar o que é demasiado simples e centrar-me no que realmente importa: que país é este que ainda não presta um serviço digno aos que envelheceram? Temos de pensar nisto. Urgentemente. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:12



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D