Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Os condutores de hoje

por Um Gajo Na Merda, em 03.05.18

Dá-me a sensação que com o passar dos anos os condutores vão conduzindo pior. O acto não acontece unicamente com os condutores mais experientes, mas também com os principiantes, os recém-chegados do exame de condução.

Embora os acidentes rodoviários estejam com tendência para diminuir, as pessoas estão cada vez piores no momento em que metem as mãos a um volante.  A falta de civismo também ajuda, e acredito que essa seja a principal razão pela qual a condução seja pior.

A pressa, a falta de edução e a autêntica falta de responsabilidade, talvez sejam os pontos mais em foco neste período.  A pressa deve-se sobretudo ao excesso de veículos nas estradas portuguesas. Já há muito que se sente que a maioria das estradas não estão preparadas para este fluxo de trânsito e que é necessário prepará-las para o futuro. Não quero com isto dizer que seja necessário contruir novas estradas, mas sim adaptá-las ao futuro. Adaptá-las ao fluxo actual de veículos que se fazem à estrada todas as manhãs e ao final do dia.

A educação vem de casa, mas vai se moldando também fora dela. As crianças que no passado foram mal-educadas hoje já são adultas e muitos não se conseguiram emendar. Isso nota-se sobretudo nos insultos e na falta de flexibilidade na estrada. Ao mínimo erro, lá se ouvem as buzinas (que é proibido em modo de protesto), insultos e gritaria com vidros abertos. E isto quando não dá ainda mais para o torto.

E por último, a falta de responsabilidade e de noção. O consumo de drogas é cada vez mais patente e o álcool também é consumido de forma cada vez mais irresponsável, mas da vida cada um faz o que quer dela. O problema passa é quando se mete a vida dos outros em risco. E aí é que entra a tal falta de noção, para piorar, o excesso de velocidade e o chico-espertismo impera nas nossas estradas como em mais nenhum outro país.  

Está na altura de dar o poder às máquinas e deixá-las conduzirem por nós, ou não sei onde é que isto irá parar.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:27



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D