Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Os emigrantes

por Um Gajo Na Merda, em 08.08.18

Chega o mês de Agosto e qual é a coisa que mais nos chateia? Os emigrantes. A seguir vêm os turistas. Embora os emigrantes chateiem mais.

Não vale a pena estar aqui a tentar ocultar o quanto eu desejo que o mês de Agosto passe rápido porque julgo não ser possível de maneira alguma, sobretudo quando a minha cidade vira uma espécie de Las Vegas do dia para a noite, sobretudo por causa dos emigrantes.

Antes de mais convém esclarecer desde já que não tenho nada contra quem desejou ter uma vida melhor e procurou isso fora do país. É legítimo. Mas são escolhas. Contudo, o que realmente acontece com a grande maioria dos emigrantes é que se julga em pouco tempo de emigração o dobro dos que cá ficaram, os que escolheram trabalhar em Portugal e continuar a insistir nesta república das bananas. E é chato. Não só porque acabo facilmente por generalizar e colocá-los todos no mesmo patamar, como de repente toda a gente acaba por tratá-los da mesma forma: como emigrantes.

Fico sempre na dúvida sobre o que mais me irrita nos emigrantes. Se é a mania que eles têm de serem poliglotas no seu país de origem, se é a mania que eles têm que quando chegam se fazem de magnatas, ou se é a nostálgica fórmula anárquica que tinham vem ao de cima quando habitam as terras lusas. E nós lá temos de levar com eles e com suas as peripécias. Que é o que felizmente nos anima.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:28



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D