Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Adoro café, mas sinto falta de estabelecimentos que tenham prazer em servir bom café. É estranho num país que funciona literalmente a cafeína não ter satisfação em servir excelente cafeína. Os preços lá vão aumentando com o passar dos anos, mas o prazer de ter na casa um óptimo café está cada vez menos em voga. Conceito estranho este, num país em que se dá quase a tudo o que seja estabelecimento "Café - Snack Bar", não terem o genuíno prazer de oferecer o melhor sabor da cafeína das redondezas.

Não me importo de pagar os excessos que os donos das tascas deste país pedem pelo simples café ou bica (como queiram), mas caramba, só peço que me sirvam o melhor café que irei tomar no dia. O que não acontece. De todo.

Há falta empenho em oferecer o melhor aos clientes e em tentar fidelizá-los desta forma, porque na verdade o que está na origem é a ausência de exigência. O simples português não se importa se o café sabe mal, porque ou exagera no açúcar ou mistura com água-ardente. Depois há ainda aqueles que misturam com natas, canela, e mais uma data de coisas que só servem para ocultar o real sabor do café.

Ainda assim não me sinto um puritano da sagrada cafeína, mas porque não tenho mais hipóteses. Se me recusasse a tomar péssimo café, ficaria afastado, porque a oferta aqui nas redondezas não é muita. Mas ainda me vou esforçado em experimentar aqui e ali. É pena. A cafeína deveria ser melhor tratada. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:42


9 comentários

Imagem de perfil

De Cecília a 01.08.2018 às 10:57

a má cafeína deixou consequências ortográficas ;)

excelente crítica/ponto de vista, como sempre.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2018 às 10:58

Para quem e apreciador de café , onde me incluo, partilho inteiramente o que aqui escreve..

eu cafeinaodependente me confesso..

Um bom café pela manha faz toda a diferença no meu dia ;)

Tenha um bom dia claro com um bom café!

Imagem de perfil

De Nuno V. Cruz a 06.08.2018 às 12:08

Subscrevo o que o blogger e já agora o Anónimo referem.

Não me posso 'armar' em grande conhecedor de café porque não o sou. Mas aprecio um bom café e sempre quase sem açúcar, que deturpa completamente o seu verdadeiro sabor.

O único 'conselho' que posso dar é: não bebam aqueles cafés que muitas vezes nos centros comerciais vem incluídos nos menos das refeições a não ser que eles tenham contratos com um quiosque exclusivo de cafetaria que esteja sempre a tirar cafés. É que as máquinas deles, só tirando cafés de quando em vez, aliando ao café de fraca qualidade que a maioria escolhe, faz com que 95% das vezes aqueles cafés sejam uma treta... É preferível, para quem não toma café por tomar, gastar mais uns cêntimos e beber algo onde o risco da qualidade ser baixa é menor.
Imagem de perfil

De Maribel Maia a 06.08.2018 às 12:12

Ainda há bem pouco tempo comentei isso em mesa de café... está a perder-se algum cuidado.... penso...
Imagem de perfil

De tron a 06.08.2018 às 13:35

Eu sou daqueles que reparam ao ponto de só beber café em dois ou três sítios em Lisboa e quando vou a um local novo, vou sempre com medo de ir beber uma bela mixórdia.
Para evitar desilusões faço uma mistura em casa com vários lotes e bebo em casa, ao menos sei o que estou a beber.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Pedro D. a 06.08.2018 às 15:53

Por vezes não é apenas o café é também quem tira o café e como o tira. Passo a explicar: vou diariamente a um café com um razoável café - lote diamante Delta - mas apenas um funcionário tira bem o café, sempre que é tirado por outra pessoa sai queimado....
Imagem de perfil

De Novembro a 06.08.2018 às 16:43

Concordo que os clientes são pouco exigentes. Eu reclamo muitas vezes e peço para tirarem outro café. Claro, sou olhada de lado pelos funcionários e até pelos próprios clientes.
Já obtive como resposta, do dono de um café: "Não percebo! hoje, já servi centenas de cafés e só você é que reclamou!

Tento escolher sempre, locais onde trabalham lotes de café que aprecio. São poucos os sítios onde arrisco beber café, e mesmo assim a qualidade final do café depende muito de quem o tira.

E quando estou em dias de impaciência, se provo o 2º café e continua mau, digo que não vale a pena e saio sem pagar.
Imagem de perfil

De Novembro a 06.08.2018 às 16:46

leia-se: "... locais que trabalham com lotes de café que aprecio."
Imagem de perfil

De Alfa a 08.08.2018 às 18:43

Concordo. Também aprecio um bom café.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D